Cada vez mais os consumidores buscam por um atendimento personalizado, ágil e eficaz.
Nos últimos tempos, muito em razão da atual pandemia, o perfil do consumidorsofreu modificações e acabou por se tornar, dentre outros aspectos, mais exigente. Isto significa dizer que também é hora de as empresas reavaliarem o serviço prestado ao seu público-alvo, de modo a identificar tanto os acertos quanto as falhas e, assim, chegar até a melhor forma de fidelizar os clientes, despertando o interesse pela marca. Para auxiliar nessa tarefa, tem-se abaixo uma lista com cinco maneiras de trabalhar a fidelização dos consumidores:
1. Conheça o seu nicho: antes de qualquer outra coisa, é imprescindível saber quem é o público-alvo da empresa, como ele se comporta, do que gosta de consumir, em quais redes sociais ele está, qual a sua média de idade e que tipo de atendimento ele demanda, por exemplo.
2. Criar um perfil em pelo menos uma rede social: as redes sociais são, hoje, uma das formas mais eficazes de estar próximo aos clientes. Dependendo de algumas variáveis, como é o caso da idade, eles estarão mais em uma rede social do que em outra, mas é muito pouco provável que não estejam em nenhuma delas. Então, é necessário se utilizar do conhecimento descrito na dica anterior para traçar de forma correta esta estratégia.
3. Estar ativo nas redes sociais: uma vez conhecido o público-alvo e criado o perfil profissional em rede social, é fundamental mantê-lo ativo, movimentá-lo não só com produtos e serviços a serem comercializados, mas também – e principalmente – criando conteúdo de valor, atrelando o que é ofertado pela empresa com momentos a serem desfrutados pelos clientes e gerando conhecimento, por exemplo. É necessário atentar-se, ainda, a responder aos contatos o mais rápido possível, sanando as dúvidas que eventualmente surjam de modo cortês e completo.
4. Investir na gestão de atendimento ao cliente: cada vez mais os consumidores buscam por um atendimento personalizado, ágil e eficaz, sendo tratados como indivíduos, e não como números. É importante ter em mente que um cliente satisfeito é um excelente meio de marketing.
5. Desenvolver programas de recompensa: uma tática utilizada já há muito tempo, os programas de recompensa, sistema em que, a título de exemplo, o cliente soma pontos a cada serviço contratado ou produto adquirido e, ao final, e recompensado com alguma vantagem já previamente estabelecida pela empresa. Desta forma, o consumo constante, habitual, é incentivado.
Por menores que sejam as alterações realizadas no operacional de um negócio, sabe-se que pode ser necessária a injeção de algum capital. De toda forma, é sempre válido investir no aprimoramento da experiência ofertada aos clientes, já que, quanto mais os consumidores estiverem satisfeitos com a marca, mais eles consomem e mais divulgam e, consequentemente, maior será o lucro da empresa, propiciando o seu crescimento no mercado.
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