Analisar a concorrência é, sobretudo, uma maneira eficaz de aprender com erros e acertos, notar na prática o que funciona e o que não funciona para o respectivo nicho de consumidores.
Para se destacar no mundo dos negócios, além de prestar um serviço de qualidade, é necessário estar atento ao que os concorrentes estão entregando para o público-alvo. A concorrência é um fator muito importante no mercado, já que é um dos principais motivos pelos quais as empresas buscam se aprimorar, tornando-se mais eficientes, além, é claro, de prestigiar o poder de escolha dos consumidores e auxiliar na regulagem dos preços.
Conhecer os concorrentes é muito importante para manter uma empresa em movimento, sempre adequada ao que os clientes estão exigindo a cada momento, sendo parte integrante de toda boa estratégia de marketing.
Dentre outros, é preciso estar atento a quesitos como preços, estratégias de maximização de lucros e presença na internet (como, por exemplo, nas redes sociais). Analisar a concorrência é, sobretudo, uma maneira eficaz de aprender com erros e acertos, notar na prática o que funciona e o que não funciona para o respectivo nicho de consumidores. Segue abaixo uma lista com algumas dicas de como acompanhar o desempenho de concorrentes e buscar por melhorias nos negócios:
1. Analisar o site: se o concorrente possuir um site próprio, é válido conhecê-lo com calma e entender qual a média de tráfego (navegação) por lá, se é muito ou pouco acessado, e ser sincero consigo mesmo quanto ao que parece, de fato, funcionar, comportando-se como um cliente em potencial.
2. Acompanhar as redes sociais: as mídias sociais são hoje um dos principais vetores utilizados para atingir o maior número de consumidores possível e, assim, aumentar os lucros. Então, é muito provável que a concorrência mantenha perfis profissionais. É essencial estar atento, por exemplo, à forma como o público interage com as marcas vizinhas e perceber do que gostam e do que não gostam naqueles padrões de postagens e atendimentos.
3. Verificar avaliação em sites de buscas e de reclamações: eis uma maneira muito direta de saber em quais quesitos os concorrentes agradam e desagradam o público-alvo em comum, já que muitos clientes deixam ali consignados os relatos de suas experiências com as empresas.
4. Manter o foco nos concorrentes que mais se destacam: não há nada de errado em reconhecer e aprender com aqueles que estão alguns passos à frente. Vale estar atento a como os grandes concorrentes atuam para, em seguida, entender de que forma o que funciona para eles pode ser aplicado ao negócio, respeitando variáveis como o porte da empresa e o mercado consumidor de cada localidade.
5. Ser cliente: por último, mas não menos importante, pode ser muito enriquecedor programar-se para consumir, ao menos uma vez, de alguns produtos do concorrente. Sendo, de fato, um cliente e mantendo-se o mais imparcial possível. Esta é uma grande chance de analisar a concorrência e entender como os serviços são prestados.
Uma vez estudada e compreendida a concorrência de cada negócio, pode ser necessário realizar alguns ajustes na empresa para aumentar o potencial de lucro dela, angariando mais clientes e prestando um serviço mais eficaz aos consumidores.
Sabe-se que qualquer alteração na estrutura funcional de um estabelecimento, independentemente do tamanho, custa, em maior ou menor grau, algum investimento financeiro. A CRED2 oferece a possibilidade de contrair empréstimos com custo fixo e parcelas flexíveis, de forma rápida, prática (todo o procedimento é feito online) e 100% segura, já que as transações são criptografadas. Tudo isso tendo por base o histórico da máquina de cartões. Clique aqui para saber mais.