As compras online, por meio de lojas virtuais, já são uma realidade para milhões de usuários em todo o Brasil. A praticidade de poder adquirir um produto, mercadoria ou serviço sem sequer sair de casa é um dos principais motivos que faz o setor crescer a cada ano que passa. Por isso, empresas que trabalham com e-commerce e serviços de vendas online em geral devem estar atentas às principais formas de pagamentos disponíveis e como inserir tais modalidades na loja virtual.
O pagamento é uma etapa fundamental nos processos que envolvem uma loja virtual, pois sem ele, também não haverá vendas e, consequentemente, a empresa deixa de registrar receitas. Por isso, entender como funciona o pagamento online, saber como transmitir segurança para o cliente na hora do quitar a compra e contar com mais de uma opção na loja virtual são dicas essenciais para alavancar o número de vendas, por exemplo.
Cartão de crédito
A modalidade de pagamento via cartão de crédito é uma das mais famosas da atualidade. A loja virtual disponibiliza um produto na plataforma e o cliente interessado faz o pagamento na mesma hora em que ele confirma a compra. Sendo assim, a operadora e responsável pelo cartão de crédito receberá uma notificação quanto à solicitação da compra em questão e, em seguida, emite a aprovação ou não da transação. Em geral, essa aprovação é feita em tempo real e pode levar apenas alguns segundos, um dos principais motivos de ser umas formas de pagamentos mais populares hoje em dia.
Mais especificamente, a operadora do cartão de crédito inclui o valor referente à compra diretamente na fatura do cartão de crédito do cliente. A loja, por outro lado, receberá – em até 31 dias após a compra – o dinheiro referente a essa transação.
Pagamento online via débito
Outra forma de pagamento bastante famosa é a transferência online por meio de débito. Essa operação em si é bastante parecida com a modalidade via cartão de crédito. A maioria dos bancos atuando no Brasil disponibiliza essa forma de pagamento para os seus clientes. A transferência também é feita em tempo real e os clientes devem autorizar a compra por meio de uma transação financeira referente ao valor dos produtos adquiridos – debitado diretamente do saldo bancário do cliente naquele respectivo banco, assim que confirmar a transação. A loja virtual deve receber o valor em sua conta em até um dia útil após a operação.
Boleto Bancário
Também é uma forma de pagamento bastante simples. O cliente gera um boleto no ato da compra e, desse forma, imprime o documento no valor da compra. O boleto deverá ser pago em qualquer agência bancária ou casa Lotérica até a data de vencimento. Pode ser que leve até dois dias úteis até que a confirmação do pagamento chegue até o sistema da loja virtual.
Empresas intermediárias
A utilização das empresas intermediárias para pagamentos online é outra forma de receber pagamentos na loja virtual, sendo que nessa modalidade não haverá relacionamento com operadoras de cartão de crédito ou bancos. O cliente irá utilizar o saldo disponível na conta de uma das empresas para fazer o pagamento da compra.
CRED2
A loja virtual precisa contar com melhorias e novas formas de pagamentos, mas não há capital suficiente em mãos para fazer as mudanças? A CRED2 é uma fintech que atua 100% online, cujo principal objetivo é facilitar o acesso de pequenas e médias empresas aos serviços financeiros como, por exemplo, o crédito. Dessa forma, todo o procedimento, desde a solicitação do crédito até a sua disponibilização ocorre pela internet de forma segura, sem precisar sair de casa ou enfrentar filas e burocracia.
E o melhor de tudo: o empréstimo é feito pela maquininha de cartão. O processo é totalmente seguro e conta com forte tecnologia de criptografia. Além disso, algumas maquininhas já possuem crédito pré-aprovado para os interessados em realizar o empréstimo. Clique aqui e confira todas as vantagens em obter um empréstimo pela maquininha.