Micros, pequenos e médios negócios também podem – e devem – aproveitar esse momento de crise para inovar e se reinventar.
A pandemia do novo coronavírus vem afetando empresas de todos os tamanhos e setores em todo o mundo e, no Brasil, com a crise econômica que já enfrentamos há anos, a situação é ainda mais preocupante, principalmente para as micro, pequenas e médias empresas.
Com a diminuição da circulação de pessoas, as vendas estão estagnadas e os produtos acumulando em estoque. Assim, falta caixa para fazer pagamentos e a solução é demitir funcionários para equilibrar as contas – isso para os negócios que não foram obrigados a fechar as portas.
Novas formas de trabalho, como o remoto, também tiveram de ser adotadas para proteger os colaboradores. O que obrigou os negócios a investirem em novas tecnologias e mudou as dinâmicas profissionais. Soma-se a isso a alta no dólar e o fechamento das fronteiras. O cenário é assustador para a grande maioria das empresas brasileiras que precisam se reinventar e se adaptar para superar esta fase.
A inovação pode ser a chave para superação da crise
Uma crise gera problemas gigantescos e traz muita ansiedade e preocupação, porém, também pode remover obstáculos e criar o ambiente ideal para quem está disposto a inovar e se reinventar.
A história nos dá muitos exemplos de empresas que conquistaram esse feito, como a GM, que conseguiu crescer mesmo durante a Grande Depressão que assolou os Estados Unidos e o mundo.
Aqui no Brasil, o Nubank é outro ótimo exemplo. A empresa aproveitou a crise enfrentada pelo mercado financeiro para criar um serviço completamente novo e revolucionário para os seus clientes. Hoje, é o maior banco digital independente do mundo!
E não são apenas as grandes empresas que são capazes disso. Micros, pequenos e médios negócios também podem – e devem – aproveitar esse momento de crise para inovar e se reinventar. Confira algumas dicas:
Aproveite a nova dinâmica de recompensa de risco
Em um contexto normal, nada é feito sem uma análise detalhada dos riscos envolvidos e das possibilidades de sucesso. O que acaba barrando as grandes mudanças que são necessárias quando o objetivo é inovar e se reinventar.
Em um momento de crise como o que estamos vivendo, contudo, a dinâmica altera e fica mais fácil promover as alterações indispensáveis à mudança. Afinal, em muitos casos, é tentar ou fechar as portas. Dessa forma, cabe ao gestor aproveitar essa nova realidade para apostar na inovação e colocar em prática novas ideias, enfrentando os riscos, mas sem ignorá-los.
Explore ao máximo o potencial oferecido pela tecnologia
A tecnologia oferece possibilidades infinitas de inovação, seja nos processos e rotinas de trabalho ou nos produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Por isso, se o objetivo é aproveitar a pandemia para inovar, independentemente da área, é crucial que uma avaliação seja feita para determinar quais tecnologias podem ser utilizadas para dar apoio e facilitar as mudanças propostas.
Se a ideia for alterar o modelo de negócios para o Delivery, por exemplo, softwares e aplicativos podem ser ótimos aliados.
Promova a renovação entre os colaboradores
Para inovar, principalmente em períodos de crise, é necessário que todo o time de colaboradores esteja engajado nesse propósito, não apenas os gestores. Pois, são os funcionários que estão em contato direto com a rotina do negócio e com o cliente. Logo, podem ser fonte de ótimas ideias que resolvam os problemas enfrentados pela empresa.
Assim, é importante que eles também participem da tomada de decisão e sejam incentivados a trazerem as suas ideias. Dessa forma fica mais fácil inovar e superar essa crise!
Soluções financeiras
O momento não está sendo fácil para ninguém e a adaptação, por vezes, precisa de investimento. A CRED2 oferece crédito rápido e fácil para você equilibrar as contas ou implantar seus projetos de inovação, tudo através de uma plataforma 100% online e completamente segura. Clique aqui e saiba mais.