Uma das coisas que mais merecem a atenção das empresas neste cenário é, sem dúvida alguma, o relacionamento com o cliente, que precisa ser mais próximo e eficaz.
São muitas as mudanças sentidas durante a atual pandemia causada pelo coronavírus, mas talvez as mais perceptíveis sejam, de fato, as alterações nos hábitos de consumo como um todo. Clientes mais exigentes com padrões de segurança e cada vez mais adeptos às compras online com sistema de entrega (delivery) pedem dos comerciantes e prestadores de serviço cada vez mais empenho e adequação a este novo modelo de consumo que já anuncia ter chegado para ficar.
Uma das coisas que mais merecem a atenção das empresas neste cenário é, sem dúvida alguma, o relacionamento com o cliente, que precisa ser mais próximo e eficaz. Para auxiliar, tem-se abaixo uma seleção de cinco dicas para aprimorar este contato com o consumidor e, consequentemente, potencializar as vendas:
1. Conheça o público-alvo: o primeiro passo é, com certeza, estudar o nicho ao qual os produtos a serem comercializados se destinam, conhecer suas necessidades e, assim, criar uma estratégia de marketing capaz de demonstrar que aquilo que a empresa oferta é exatamente o que o cliente precisa.
2. Elabore programas de recompensa: uma das formas conhecidas de fidelização de cliente é o programa de recompensas, ou seja, quanto mais o cliente consome, mais ele soma pontos para obter alguma vantagem ao final, que geralmente são descontos ou serviços gratuitos pré-selecionados pela empresa.
3. Esteja presente nas redes sociais: não basta criar um perfil para a empresa nas redes sociais, mas é preciso, sim, manter-se ativo em cada uma delas. Apostar no marketing digital e promover interação com os clientes é um dos modos mais eficazes de participar do dia-a-dia dos consumidores e, assim, potencializar as vendas.
4. Aposte em um atendimento mais personalizado: em cada contato com o cliente – seja passivo (quando ele próprio procura a empresa) ou ativo (ocorre nos casos em que a própria empresa vai até o consumidor) – é importante fazer com que o consumidor se sinta único e acolhido. Isso aumenta as chances de vendas e de fidelização de clientela, além, é claro, de deixar uma marca positiva no mercado.
5. Seja claro: é direito de todo consumidor ser informado de todas as características, modos de uso e riscos de cada produto comercializado. Então, deixar exposto da forma mais nítida possível tudo que o cliente quer e precisa saber, como por exemplo, preço, cuidados e medidas, é imprescindível.
Apostar em um bom relacionamento com o cliente garante um dos mais antigos e consolidados modelos de marketing: a recomendação daquele que já consumiu ou que, embora não tenha efetuado uma compra, sempre foi bem atendido.
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